quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Uma delegação da junta regional de escutismo de Luanda seguiu hoje para Londres (Inglaterra), onde vai participar do vigésimo primeiro Jamborim Mundial de Escuteiros.
Em declarações à Angop, no aeroporto internacional “4 de Fevereiro”, o responsável pela área de comunicação da referida instituição, Jorge Raposo, informou que Jamborim mundial é um acampamento que reúne escuteiros de cerca de 200 países de todo mundo.
Segundo o Jorge Raposo, o referido evento, este ano, tem uma importância muito especial, visto que é o acampamento do centenário.
“O escutismo completa agora 100 anos, a 01 de Agosto, por esta razão é que os acampamentos mundiais desta natureza que, normalmente, se realizam em Dezembro, este ano acontece no período de Julho a Agosto”, acrescentou.
De acordo com a fonte, neste encontro, que terá a duração de duas semanas, estarão acampados 43 mil escuteiros.
A fonte deu a conhecer que, durante o evento, Angola vai fazer uma demonstração prática de como é feito o escutismo no país e colher experiências de outras partes do mundo, neste ramo.
“Angola vai participar defendendo, sobretudo, a cultura de paz e a fraternidade mundial, que são princípios sublimes que norteiam a prática do escutismo”, frisou.
O país participa com 54 escuteiros. Hoje partem 20 e os outros viajam na próxima segunda-feira
A última participação de Angola no Jamborim foi em 2003, fazendo deslocar na altura 12 escuteiros para o México.
O Escutismo foi fundado pelo general inglês Robert Baden-Powell, em 1907, com o primeiro acampamento na ilha de Brownsea. Este sistema educativo visa a formação moral, intelectual e física do homem através do desenvolvimento das virtudes cívicas e um estreito contacto com a natureza.