sábado, 21 de abril de 2007

Centenário do Escutismo

ESTAMOS TODOS DE PARABENS : PRIMEIRO CENTENARIO DO ESCUTISMO
"Procure-mos viver a sério o nosso lema 'Sempre alerta para servir' e seremos cristãos felizes"
O Movimento Escuteiro celebra este ano seu 1º Centenário. E apesar de ser considerado o maior movimento voluntário juvenil do mundo e estar presente em quase duas centenas de países, o Escutismo ainda é, infelizmente, pouco conhecido como força de transformação da sociedade.
2007 marca o centenário do movimento Escuteiro Foi em 1907 que Baden-Powell realizou seu acampamento experimental na Ilha de Brownsea.
2007 é a alvorada de um novo século para o movomento escuteiro, devemos preparar-nos para o futuro e verificar como melhorar a qualidade e o alcance do escutismo.
2007 também assinala-se o 150 o aniversário do nosso fundador Lord Stefan Smith Banden Powell
Ilha de Brownsea
Brownsea é um console da história. Isto é onde começou o escutismo á quase cem anos . No primeiro acampamento experimental do Scout, Robert Baden-Powell misturou junto os meninos dos fundos diversos. Durante seus oito dias junto, aprenderam sobreviver no selvagem, e como viver por um código da honra.
Escuteiros angolanos no Jamboree 2007
O chefe nacional (Rui Falcão Pinto de Andrade) nomeou a comissão preparatória para o Jamboree 2007.
Neste momento, se estão a evidar esforços para que possamos marcar a nossa presença nessa grande atividade que reunirá os nosso irmãos escuteiros de toda parte da terra.

Escuteiros de Angola reforçam acções de apoio à Saúde Pública



Rui Pinto de Andrade, chefe nacional da Associação de Escuteiros de Angola e Angela Kearney, representante do UNICEF, assinaram ontem à tarde em Luanda um acordo de cooperação na área da mobilização social para ajudar os esforços das administrações municipais e agentes de saúde em prol da higiene e saneamento do meio e do tratamento da água, no âmbito da implementação das estratégias dos Ministérios da Saúde e da Energia e Águas neste sector .

Como parte das comemorações do Centenário do Escutismo que decorre este ano, a 36ª Conferência Mundial do Movimento Escutista decidiu que cada Associação Nacional faça uma “oferta de Paz” ao seu país.
Essa oferta deverá consistir na implementação de um projecto de impacto social e/ou ambiental de reconhecida relevância para o bem-estar das comunidades.
Em consequência disso, a Junta Central da Associação de Escuteiros de Angola decidiu fazer da sua participação na Mobilização Social para a Campanha de Redução da Mortalidade Infantil, a sua oferta de paz para Angola.
O objectivo é constituir parte da rede nacional de activistas/mobilizadores comunitários, através de visitas casa a casa, distribuindo solução-mãe de hipoclorito de cálcio e o kit família (incluindo sabão, jerrican, balde e material informativo) , sensibilizando as famílias e participando em reuniões comunitárias, e promoção de palestras em locais de ajuntamento público.

O trabalho dos escuteiros visa também aumentar o nível de conhecimento das populações em matéria de práticas de higiene pessoal e ambiental combate às doenças diarreicas agudas (DDAs) com particular ênfase à cólera.
O acordo assinado prevê a participação de cerca de 3 mil escuteiros na distribuição da solução-mãe de hipoclorito de cálcio para purificação da água, jerricans, baldes e materiais de informação para cerca de 245 mil famílias nas 5 províncias mais afectadas pela cólera, nomeadamente Luanda, Cabinda, Malanje, Benguela e Huambo.
A Associação de Escuteiros de Angola, iniciou o seu trabalho de mobilização social, no ano de 1993. Os primeiros passos da cooperação na área de vacinação, foram dados em Benguela e Lubango, em 1995, durante o programa do Sarampo Plus, atingindo o seu ponto alto de 2002 a 2005, no âmbito do Programa de Erradicação da Poliomielite em Angola.
Estas experiências e as outras que se seguiram até à data mostram que os jovens escuteiros, pela sua motivação natural, espírito de disciplina e elevação espiritual, são comunicadores ideais para transmitir mensagens de reforço das competências familiares, para além das suas excelentes condições físicas permitir-lhes suportar as dificuldades que o activismo normalmente impõe.

Angela Kearney, representante do UNICEF. “Nós contamos com os escuteiros nesta luta," com isto pode-mos mostrar que o escutismo e Angola é um movimento com grande impacto social.
Fonte: UNICEF Angola/ http//port.pravda.ru

terça-feira, 10 de abril de 2007

Nova Junta Regional de Luanda

LISTA B – PALANCA NEGRA GIGANTE
UM EXEMPLO DE ESCUTEIROS PARA ESCUTEIROS

“UNIR E ORGANIZAR – FORMAR PARA RENOVAR A NOSSA REGIÃO”
Tendo sempre presente a missão do Escutismo, tendo em linha de conta os principais desafios com que somos confrontados neste tempo, sintonizados com a visão comum do Escutismo para o século XXI, colocamos a tónica do desenvolvimento, na Região de Luanda, em onze (11) grandes domínios que reputamos de importância fundamental:

1. - Ir de encontro às necessidades e expectativas dos jovens;
2. - Tornar o Movimento atractivo para os jovens;
3. - Motivar os animadores adultos a contribuir para a missão do Escutismo;
4. - Implementação da nova tendência (gestão administrativas e financeira);
5. - Estabelecimento de uma Sede Regional própria;
6. – Cumprimento das normas regulamentares e de uso do uniforme na Região;
7. – Cumprimento das normas relativa aos rituais e cerimonias Escutistas na Região;
8. - Dinamizar actividades festivas de âmbito Escutista, social e religioso;
9. - Estabelecer parcerias com as Direcções Provinciais (Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Saúde, Reinserção Social;
10. - Promover e dinamizar a educação ambiental;
11. – Respeito pelas normas regulamentares de formação de Dirigentes e cumprimento do conteúdo temático dos diferentes cursos.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Lei, Principio, Promessa

O escutismo como um grupo o associação tem o seu estatuto; entretanto no Escutismo temos uma lei que rege o movimento e esta lei tem 10(dez artigos). Além da Lei, temos os Princípios e a promessa.
Os Lobitos(conhecidos po Lobinhos na UEB(União dos Escoteiros Brasileiros) qe são os mais pequenos, também têm a sua lei, as suas máximas e uma divisa que os diferencia dos outros escalões.

Lei do Escuta

A Honra do Escuta inspira confiança.
O Escuta é Leal.
O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
O Escuta é delicado e respeitador.
O Escuta protege as plantas e os animais.
O Escuta é obediente.
O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
Princípios do Escuta
O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
O Escuta é filho de Angola e bom cidadão.
O dever do Escuta começa em casa.

Promessa
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
Obedecer à Lei do Escuta;

Só para dirigentes: desempenhar o melhor que puder as obrigações da missão que me é confiada.

Lei do Lobito
O Lobito escuta «Aquelá»
O Lobito não se escuta a si próprio

Máximas do Lobito
O Lobito pensa primeiro no seu semelhante
O Lobito sabe ver e ouvir
O Lobito é asseado
O Lobito é verdadeiro
O Lobito é alegre

Divisa do Lobito:
Da melhor vontade