segunda-feira, 9 de abril de 2007

Lei, Principio, Promessa

O escutismo como um grupo o associação tem o seu estatuto; entretanto no Escutismo temos uma lei que rege o movimento e esta lei tem 10(dez artigos). Além da Lei, temos os Princípios e a promessa.
Os Lobitos(conhecidos po Lobinhos na UEB(União dos Escoteiros Brasileiros) qe são os mais pequenos, também têm a sua lei, as suas máximas e uma divisa que os diferencia dos outros escalões.

Lei do Escuta

A Honra do Escuta inspira confiança.
O Escuta é Leal.
O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
O Escuta é delicado e respeitador.
O Escuta protege as plantas e os animais.
O Escuta é obediente.
O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
Princípios do Escuta
O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
O Escuta é filho de Angola e bom cidadão.
O dever do Escuta começa em casa.

Promessa
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
Obedecer à Lei do Escuta;

Só para dirigentes: desempenhar o melhor que puder as obrigações da missão que me é confiada.

Lei do Lobito
O Lobito escuta «Aquelá»
O Lobito não se escuta a si próprio

Máximas do Lobito
O Lobito pensa primeiro no seu semelhante
O Lobito sabe ver e ouvir
O Lobito é asseado
O Lobito é verdadeiro
O Lobito é alegre

Divisa do Lobito:
Da melhor vontade

3 comentários:

EQUIPA MHALA PANZI disse...

OLA estamos no agrº 151 santa catarina gostariamos de crar laços e fortificar o scout em Luanda
estevaotucano19@hotmail.com
www.scoutmhalapanzi.ning.com
www.mhalapanziscout.blogspot.com

Paulo Teca "FYTY" disse...

ola malta scout... eu aou o Paulo Teca. Chefe da Equipa Agostinho Neto do Agrupamento 151- Sta Catarina.

Gostaria de agradecer a Deus por todos os momentos maravilhosos que tenho tido em minha vida, como scout.

Por todos os momentos felizes e porque não os tristes? Muitas coisas aprendi com eles, muitos valores guardei e muitas vitórias conquistei.

O que seriam de nossos momentos felizes se não existissem os tristes? Eles simplesmente não teriam significado algum. Seriam como sol sem chuva, dia sem noite, calor sem frio.
Alegria sem dor? Uma jamais teria sentido sem a outra. Os momentos de dor servem para reconhecermos nossos momentos alegres, nossas vitórias e conquistas e principalmente para agradecermos a Deus por eles.

E hoje agradeço a Deus o meu maior momento de alegria e minha grande conquista que foi conhecer você agrupamento 24. Ao seu lado aprendirei a amar e a sentir-me amada(o), aprendirei a respeitar e ser respeitada(o) e principalmente aprendirei que não podemos ter medo de lutar para ser feliz, devemos vencer nossos obstáculos pois Deus sempre está do nosso lado.

Hoje sofro por não estar perto de você, vivo dias de angústia e solidão, mas Deus tranquiliza meu coração, me fazendo aceitar e amar até mesmo meus dias mais tristes pois sei que logo estarei ao seu lado, concretizando assim os meus maiores sonhos como pessoa!

pauloteca06@hotmail.com

AGRADEÇO A DEUS e PELA MÃO DO DESTIMO QUE ME FES SCOUT.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR

Unknown disse...

Há Valores